top of page

JARDIM GEOLÓGICO

Renders Geo 2_Photo - 1.jpg

Visão geral do Jardim Geológico

Elaboração: PET Arquitetura e Urbanismo PUC - Campinas

Parceria PET Arquitetura e Urbanismo + PET Geologia

    O curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Campinas busca abordar de forma crítica e reflexiva as temáticas relativas à questão do território, da cidade e das pessoas, estabelecendo conexões com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, através das quais é possível estreitar suas relações com a comunidade.

    A partir do contexto sobre o qual o PET atua e visando aprimorar ainda mais as relações entre pesquisa, ensino e extensão, o PET Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas estabeleceu uma parceria junto ao PET Geologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Rio Claro em julho de 2018. A integração entre ambos os PETs é de grande importância para o Programa, de âmbito nacional, fortalecendo a relação entre os envolvidos além de uma troca de experiências enriquecedora entre alunos de faculdades que abrangem diferentes áreas do conhecimento.

    A parceria entre os PETs tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto de jardim geológico, pelo PET Arquitetura e Urbanismo, para a Faculdade de Geologia no campus da UNESP de Rio Claro, diante das solicitações e demandas feitas pelo PET Geologia para o espaço.

   Um jardim geológico é uma exposição permanente de amostra de fósseis e rochas, cujo percurso expositivo tem por objetivo mostrar a história geológica de uma região, ou do Planeta, à partir da classificação das Eras Geológicas, cuja idade e cores representativas são normatizadas pelo International Chronostratigraphic Chart (IUGS): Pré-Cambriano (4600 – 541 Ma), Paleozóico (541 – 251 Ma), Mesozóico (251 – 66 Ma) e Cenozóico (66 Ma – Presente).

  Esta informação temporal é então espacializada no percurso expositivo, onde cada trecho corresponde, em metros, à idade em anos. Além disso, o jardim geológico também conta com bancos e bancadas expositivas, feitas a partir do uso de gabião, espaços de permanência, um projeto paisagístico que também considera as eras para sua implantação no percurso, projeto de iluminação e civil. O resultado alcançado, fruto dessa parceria, está aqui apresentado.

IMG-20180911-WA0034.jpg

PRÉ -EXISTENTE

Renders Geo 2_Photo - 3.jpg

EIXOS PRINCIPAIS

Partido Arquitetônico

Renders Geo 2_Photo - 7.jpg
esquemabanco+placa.Denoiser.png

  O Partido arquitetônico adotado para a elaboração do jardim geológico teve como premissa inicial a leitura do espaço no qual o jardim será implantado. Localizado junto ao instituto de geologia da UNESP de Rio Claro, o local escolhido está inserido em um importante ponto do campus, junto a um dos principais acessos. Além disso existem caminhos derivados onde os estudantes e moradores da cidade os utilizam para chegar a diversos pontos da universidade.
    Dessa forma, o partido arquitetônico se fez valer das condicionantes do entorno para elaborar o percurso do jardim geológico, a fim de favorecer os fluxos ali existentes e criar novos caminhos de contemplação para as amostras a serem expostas no jardim. Há no centro do projeto o principal fluxo, ligando as extremidades do instituto, possibilitando cruzar cruzar todo o jardim sem necessariamente percorrer o caminho geológico.

   Desse fluxo derivam os caminhos ligados ao percurso geológico, costurados pela cronologia das eras geológicas e as 3 praças expositoras: A praça das esferas, dos super continentes e da geodiversidade. O projeto visa fazer do jardim um espaço de encontros e atividades, mesclando conhecimento e convívio para todos que utilizam do campus da Unesp de Rio claro.

ÁREAS VERDES PRESENTES

Renders

PONTOS DE ENCONTRO

Renders Geo 2_Photo - 6.jpg
logo.jpeg

PERCURSO GEOLÓGICO

Todo conteúdo presente nesta página é produção arquitetônica dos alunos do grupo PET Arquitetura e Urbanismo da PUC - Campinas. A cópia desses arquivos, o uso indevido das imagens sem autorização do grupo ou vinculação delas a outros sites/redes sociais pode acarretar em medidas subsequentes e o indivíduo arcará com os danos causados, sejam eles de ordem material sejam eles de ordem moral.

bottom of page