O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas através do grupo de estudantes da graduação sob a orientação de um professor tutor. O PET desenvolve a tríade de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. e propicia aos alunos participantes a realização de atividades extracurriculares que possibilitem sua formação ampla, atendendo ainda às necessidades do próprio curso de graduação, da Instituição de Ensino e da sociedade que os cerca.
O grupo PET Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas é um dos mais de 800 grupos do Programa de Educação Tutorial no Brasil, e um dos poucos representantes de universidades particulares e/ou confessionais. Criado em 1992, sob a tutoria inicial da Profa. Dra. Ivone Salgado, o grupo contou com a participação de exímios profissionais como a Profa. Dra. Maria Lúcia Refinetti Rodrigues Martins, o Prof. Dr. Abílio Guerra, a Profa. Dra. Jane Victal Ferreira, a Profa. Me. Beatriz Helena Bueno Brandão e a Profa. Dra. Renata Baesso Pereira. Desde 2016, o tutor do grupo é o Prof. Dr. Luiz Augusto Maia Costa.
​
Atualmente, o grupo é formado por alunos da graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, matriculados do 2º ao 5º ano, o que enriquece a experiência do grupo como um todo.
Uma das principais atividades do PET Arquitetura e Urbanismo PUC-Campinas é o Trote Solidário, que ocorre no começo de cada ano letivo na universidade, se tornando o primeiro contato de vários calouros com a graduação. O Trote, que faz parte da Acolhida CEATEC, é uma das maneiras que o grupo encontrou de conscientizar os novos alunos sobre a função social de suas profissões, assim como interagir com veteranos e outros calouros além de uma vivência na prática.
​
Todos os anos, encontramos instituições que comportem o número de alunos participantes, mas que também tenham necessidades que possamos atender. Assim, são realizadas diversas intervenções e melhoras espaciais no local, e todos se beneficiam. Nos últimos anos, os Trotes Solidários tiveram palco no NAS – Núcleo de Ação Social (Barão Geraldo – 2015), no Lar dos Velhinhos (Campinas – 2016) e no Centro Comunitário Jardim Santa Lúcia (Campinas – 2017), e foram um sucesso reconhecido por diversos membros da comunidade acadêmica, assim como os usuários das instituições.